segunda-feira, 29 de março de 2010

Respostas :

1-Aponte as principais características do pensamento Mítico:

As principais características do pensamento Mítico,do ponto de vista cassireriano são:
A relação signo significado ,a relação de semelhança e a relação parte pelo todo .

2- Contraste as características do pensamento Mítico com as características do pensamento Filosófico:

O pensamento Filosófico ultiliza as palavras para se expressar com alguma lógica, coerência entre as frases,onde o que for descoberto pode ser passado através das proprías palavras de uma para outra pessoa.O místico é aquele que esta diante do mistério,do mítico.O tipo de conhecimento que eles adquirem dessa forma de pensar não pode ser passado de uma pessoa para outra através de palavras,é necessário que você alcance sozinho, embora um mestre possa te ajudar a pensar dessa forma.Quando ultilizamos as palavras para representar realidade , temos que ''confundi-las'' com a realidade para entendermos uns aos outros, e estamos acustumados a isso,porém toda representação da realidade não será perfeita como a propria realidade .
Então , ultilizamos esses dois tipo de pensamento: O Folosófico que é lógico e o Mítico que é intuitivo.

3- Em que sentido e porque razão pode-se dizer que o pensamento Filosófico rompe com o pensamento Mítico?

O pensamento filosófico ultiliza as palavras para se expressar com alguma lógica( Alguma coisa que explica com provas ou ciêntificamente) e no pensamento mítico criasse um mito(história) para tentar explicar fatos que não se provam ciêntificamente , por isso o pensamento filósofo rompe com o pensamento mítico, é como se o pensamento filósofo com sua provas no qua falam desmentissem o pensamento mítico.

4- Indique em nossa sociedade algum pensamento que se aproxime do pensamento mítico:

Os mitos , as lendas , e alguns poemas (de Homero e Hesíodo).

Filosofia Antiga

A Filosofia surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogónicos difundidos pelas religiões do tempo. A filosofia surgiu devido por transformações que os gregos operaram na sabedoria oriental. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram segundo Platão e Aristóteles a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre estes dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.

Tales de Mileto foi conhecido em todos os tempos como havendo sido o primeiro filósofo e proponente de um sistema da natureza, em que o elemento fundamental é a água, bem como sempre citado como tendo sido o primeiro a prever um eclipse do sol e por dar nome a um teorema da matemática. Por tantos títulos é conveniente a todo filósofo e cientistaconhecer algo mais do referido Tales de Mileto, também porque foi o primeiro sábio a superar as explicações míticas, com isto encaminhando a ciência e a filosofia para seu verdadeiro curso.
Mito: não se importa com contradições, com o fabuloso e com o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrado.
Filosofia: não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; autoridade: vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos, e não da pessoa do filósofo.

Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é lei, e substância, considerando onúmero o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo.
Assim, Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.
O pentagrama era o símbolo da Escola Pitagórica, como descobriu Pitágoras, possui algumas propriedades interessantes. Um pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular; pelas intersecções dos segmentos desta diagonal, é obtido um novo pentágono regular, que é proporcional ao original exatamente pela razão.

Períodos da Filosofia Antiga:

Período pré-socrático ou cosmológico: Marcado pela tentativa de explicar a natureza do universo a partir de elementos físicos ou abstratos, denominado de physis, verbo grego que significa fazer fugir, produzir... cujas características essenciais são a eternidade, a perenidade e a imortalidade.

A Grécia clássica: No período clássico, a filosofia ligou-se a um momento histórico privilegiado - o da Grécia clássica. Nesse período, que compreende os séculos 5 a.C. e 4 a.C., a civilização grega conheceu seu apogeu, como o esplendorda cidade de Atenas. Essa cidade-estado dominou a Grécia com seu poderio militar e econômico.

Época helenística: O período helenístico corresponde ao final do século 3 a.C. (período que se sucede à morte de Alexandre Magno, em 323 a.C.) e se estende, segundo alguns historiadores, até o século 6 d.C. As preocupações filosóficas fundamentais voltam-se para as questões morais, para a definição dos ideiais de felicidade e virtude e para o saber prático.

Perguntas e Respostas

1) Como surgiu a Filosofia?

A Filosofia surgiu devido por transformações que os gregos operavam na sabedoria oriental (egípcia, persa, caldéia e babilônica). Assim, filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da filosofia. Os gregos, diziam, povo comerciante e navegante, descobriam, através das viagens, a agrimensura dos egípcios (usadas para medir as terras após as cheias do Nilo), a astrologia dos caldeus e dos babilônios (usada para prever grandes guerras, subida e queda de reis, catástrofes como peste, fome, furacões), as genealogias da dos persas (usada para dar continuidade das linhagens e dinastias dos gorvernantes). A filosofia teria nascido das transformações dos gregos que impulseram a esses conhecimentos.

2) Cite três divisões com grandes períodos da Filosofia na Antiguidade e justifique o significado de cada um deles:

O período pré-socrático: Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parmênides e Heráclito, investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza. De seus textos só restaram fragmentos. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia a dos outros conhecimentos, como a astronomia, a matemática ou a física.

A Grécia clássica: No período clássico, a filosofia ligou-se a um momento histórico previlegiado - o da Grécia clássica. Nesse período, que compreende os séculos 5 a.C. e 4 a.C., a civilização grega conheceu seu apogeu, como o esplendor da cidade de Atenas. Essa cidade-estado dominou a Grécia como se poderio militar e econômico.

Época helenística: O período helenístico corresponde ao final do século 3 a.C. (período que se sucede à morte de Alexandre Magno, em 323 a.C.) e se estende, segundo alguns historiadores, até o século 6 d.C. Aas preocupações filosóficas fundamentais voltam-se para as questões morais, para a definição dos ideais de felicidade e virtude e para o saber prático.

3) Quem foi o primeiro filósofo da Filosofia?

Tales de Mileto. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à "substância primordial" (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um "princípio único" para essa natureza primordial.

4) Qual a diferença entre Mito e Filosofia?

Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, sabeada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. A filosofia nasceu por uma puptura radical como os mitos, sendo a primeira explicação científica da realidade produzida pelo Ocidente.
A diferença entre o Mito e a Filosofia é que o mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinha sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são.

5) Qual é o pensamento do filósofo grego Pitágoras?

"Apanha" a natureza numa generalidade muito mais ampla do que a sexualidade própria a alguns seres da Natureza, e faz distinção entre as qualidades sensoriais que nos aparecem e a estrutura invisível da Natureza, que, para ele, é de tipo matemático e alcançada apenas pelo intelecto, ou inteligência.

domingo, 28 de março de 2010

Filosofia Antiga

A História da Filosofia costuma datar sua criação no século VI a.C., quando pensadores gregos iniciaram a indagação a respeito da racionalidade do mundo e partiram em busca da compreensão de sua natureza (Physis). Esta busca reflete o processo social, político e cultural porque passavam as ilhas gregas nesse período, e a Filosofia ganhou força quando se fortaleceu a superação da interpretação mítica rumo ao pensamento racional.
Há uma tradição que atribui a Pitágoras de Samos (séc. VI a.C.) a criação do termo Filosofia. A Filosofia, para ele e para a maioria dos gregos, significava a busca da sabedoria, o amor por ela. Isto porque, para eles, a posse real da sabedoria era previlégio apenas dos deuses, sem jamais possuí-la completamente. Era, de fato, um conceito religioso de Filosofia, mas que permanece até hoje. Mas, há ainda outras características importantes que perfilam a Filosofia Antiga.

O conteúdo procura sempre compreender as coisas a partir da totalidade, isto é, abranger toda a realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores. A Filosofia Antiga vai perguntar sempre o princípio de todas as coisas e seu objeto de estudos é a totalidade de realidade e do ser. Para alcançar tal intento, ele vai perscrutar sobre o primeiro princípio de todas as coisas, o porquê anterior a todas as causas, a causa não acusada. Os gregos chamam este princípio de Physis (a essência de tudo).
Inicialmente os pensadores chamados pré-socráticos vão procurar a Physis na natureza, no mundo que existe antes mesmo dos seres humanos. Por isso, são chamados de Físicos.
O método da Filosofia Antiga é a compreensão racional da totalidade do ser. Isto que dizer que, diferentemente das explicações míticas ou religiosas, os filósofos devem fundar as suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, buscando as causas dos fenômenos. Enquanto o mito e a religião buscam compreender o mundo através da crença e da narrativa, a Filosofia vai fundamentar suas explicações na Razão(Lógos). Este é o seu método, que, aliás, foi herdado por quase todas as ciências que conhecemos hoje.

O objetivo da Filosofia Antiga é bastante pretensioso: conhecer e contemplar a verdade. Para os gregos, contemplar (Theorein) significa conhecer racionalmente sem se envolver com o objeto conhecido. Do verbo Theorein é que deriva a nossa palavra Teoria. Tal sentido está ainda muito presente nas ciências atuais, que acreditam na possibilidade de um conhecimento ralmente objetivo, neutro e imparcial da realidade. Esta crança é uma herança forte da Filosofia grega, que se propôs um objetivo arquimediano: olhar e conhecer a realidade a partir de um ponto-de-vista abstrato, fora do real, de onde apenas os deuses (e demônios) podiam contemplar o mundo. Esta é a marca fundamental da Filosofia Antiga que condicionou indelevelmente o Ocidente.